Viagem Legal - Disney e Orlando
Matérias

Poupando tempo em filas

Autor: Marlon
Em: 15/12/2007 - 21:16


Poupando tempo em filas
Estratégias gerais e Disney Fastpass, Single Rider Line e Universal Express


Imagem do Viagem Legal
É claro que é impossível não entrar em nenhuma fila durante as visitas aos parques de diversão de Orlando.

Porém existem algumas estratégias simples que podem reduzir substancialmente o tempo que você irá perder durante seu dia em filas. E isso pode ser muito importante em certos parques, como o Magic Kingdom e o Epcot pois eles são muito grandes, e se você não souber administrar bem o tempo, pode não conseguir ver tudo o que quer.

O tempo que você irá gastar nas filas vai depender, já desde o planejamento de sua viagem aqui no Brasil. Isso porque, evidentemente, dependendo da época do ano, você terá um parque mais ou menos cheio.

Você pode querer se planejar para ir nos meses de baixa temporada, para não apenas encontrar menos filas, mas como pegar melhores preços em pacotes, carro, hotéis, etc.

Entenda que a diferença entre ir em julho ou dezembro (alta temporada) e ir em abril ou outubro (baixa temporada) pode ser de várias e várias horas perdidas do seu dia parado na fila. Assim, dependendo de sua disponibilidade, você pode tentar se programar para um mês mais tranquilo.

Claro que você não deve programar o mês que irá viajar, apenas levando-se isso em conta. Há que se observar a questão da melhor época em relação ao clima, às atividades que ocorrem nos parques, atrações que fecham por manutenção, etc.

Se você estiver num hotel da Disney, poderá também se programar para ir nos dias do Extra Magic Hours, e assim ganhar algumas horas de diversão. Contudo, tenha em mente que o dia em que o parque tem o Extra Magic Hours, ele costuma ficar mais cheio. Assim, se você não estiver num hotel da Disney, evite ir nesse parque em particular nesses dias.

Vamos tratar agora de algo mais concreto. Chegando no parque: O que há de mais importante para evitar as filas, é chegar cedo. E com isso quero dizer que você deve tentar chegar para aguardar a abertura das catracas. Quando você chegar e estiver esperando a abertura do parque pode ter a sensação que existe uma multidão enorme e que o parque já vai abrir lotado, porém fique tranquilo. Isso é apenas impressão. Os parques são grandes (especialmente o Magic Kingdom e Epcot) e absorvem rapidamente as multidões. O fato é que nas primeiras horas de abertura do parque o número de pessoas é baixo, e nessas horas, até mesmo as atrações mais concorridas não terão filas. Portanto a melhor estratégia, é assim que abrir o parque, pule as atrações menos populares, e vá direto para aquelas mais tradicionais e que estão sempre muito cheias. Assim que sair dela, vá para outra bem concorrida. Evite ir em lojas ou parar para comer nas primeiras horas do dia. O ideal é deixar isso para após o almoço quando o parque já tiver enchido mais. Tenha em mente que o parque enche a cada minuto que passa, portanto o máximo que você puder aproveitar nas primeiras horas, menos tempo em fila você vai ficar.

Considerando que você já tenha aproveitado as primeiras horas o melhor possível, e o parque já tenha enchido de tal forma que as filas grandes já se formaram. Agora entra o excelente sistema da Disney, o Disney Fastpass.

O Fastpass é como se fosse um agendamento de horário para retornar ao brinquedo. Porém nem todos eles o possuem. Em geral isso só está disponível nos mais concorridos. Contudo é preciso saber usar bem, pois só é possível emitir um fastpass por vez. Ele funciona da seguinte forma: Você chega numa determinada atração que disponibilize o Fastpass. Insere o ingresso do parque nas máquinas de auto atendimento e ele imprime um cartão indicando uma faixa de 1 hora para retornar à atração e uma outra hora em que você poderá emitir novo fastpass (em geral no horário inicial de retorno da atração).
Exemplificando. São 13:00 da tarde, você chega na atração. Insere seu ingresso e pega o fastpass. Ele indica, por exemplo que poderá voltar entre as 14:30 e 15:30, e poderá emitir outro fastpass as 14:30. Isso significa que voce poderá ir para a fila de outro brinquedo. Quando sair se já estiver entre 14:30 e 15:30 basta seguir direto para a entrada do fastpass e curtir o brinquedo com pouca ou nenhuma espera.

Porém é importante você saber usar bem o fastpass. Na entrada do brinquedo sempre há uma estimativa de tempo de espera na fila e o tempo de retorno que o fastpass irá lhe dar. Se o tempo de espera na fila for muito pequeno, pode não compensar emitir o Fastpass, pois fazendo isso não poderá emitir outro até a hora de retorno lá indicada. Assim, use-o apenas nas atrações com grandes filas de espera.

Mas lembre-se também que existe um número limitado de fastpasses emitidos por hora. Assim, em atrações muito concorridas, eles podem acabar cedo. Programe-se de acordo com a movimentação do parque no dia. Sabendo administrar bem esse recurso, pode-se economizar muito tempo!

O fastpass é bastante conhecido e todos o utilizam bastante. Porém existe um recurso que em geral é muito pouco explorado pelos visitantes, mas que muitas vezes chega a ser mais eficiente que próprio o fastpass. É o Single Rider.

Em algumas poucas atrações (menos que do fastpass), onde tem a fila Single Rider, você entra se não estiver em grupo, ou se estiver com mais alguém mas não se importar em se separar deles. A idéia é que os cast members (funcionários), colocam grupos juntos nos carrinhos, porém com isso acaba sempre sobrando alguns assentos vagos. É aí que entra o Single Rider. Para que esses assentos não fiquem vagos, eles o ocupam com quem esteja sozinho, e com isso a atração consegue atender os visitantes no máximo de sua capacidade.

Como quem está na fila Single Rider só é chamado caso tenha um assento vago pode-se ter a impressão que vai demorar muito para ser atendido, mas isso não ocorre. Na maioria das vezes você entra na atração mais rápido que quem está na fila do Fastpass. Portanto use esse recurso o máximo que você puder (se você tiver essa possibilidade é claro).

Já sobre os parques Universal Studios e Islands of Adventure, existe o Universal Express. Porém este serviço não é gratuito. Você compra esse serviço na bilheteria do parque, e não precisará entrar em nenhuma fila em brinquedos. Apresente o cartão ao funcionário na entrada da atração e economize tempo! Porém em épocas de baixa temporada, avalie com cuidado se esse investimento vale realmente a pena, pois nessa época as filas desses parques são naturalmente menores.

Seguindo essas orientações, esteja certo que sua viagem contará com várias horas a menos parado em pé em uma fila!

Caso tenha alguma outra sugestão ou dica sobre esse assunto, não deixe de colocá-la nos comentários dessa matéria, e comentar a respeito com os outros usuários do Viagem Legal em nosso fórum de discussão.


Você deve fazer o login para poder incluir comentários.
Login
Email

Senha

Facebook 
Curta nosso site:

Siga nossa Fan-Page:
Patrocinadores 
Happy Tours oportamalas 1001 Transportation Roteiros Personalizados Alma de Cinema
Viagem Legal - Disney e Orlando  -  Copyright © 2007 / 2017 - Todos os direitos reservados